terça-feira, 6 de abril de 2010

O FENÔMENO CHAMADO LADY GAGA

Se eu mencionar o nome Stefani Joanne Angelina Germanotta, você saberia me dizer quem é?
Hum... muitos sim, mas muitos também não.
Agora se eu dizer Lady GaGa, tenho certeza que a resposta será unânime!
Nova Iorquina, nascida em 28 de março de 1986, vem se destacando cada vez mais no cenário musical de dance music e eletrônica desde o lançamento do seu primeiro álbum - The Fame, em agosto de 2008.


Sucesso de críticas, The Fame chegou ao primeiro lugar em venda em vários países e conquistou o top da parada pela Billboard. Tendo os hits Just Dance e Poker Face lançados como os dois primeiros singles do álbum The Fame, a música Just Dance foi indicada como melhor canção dançante no 51º Grammy Awards. Já o single Poker Face alcançou o primeiro lugar em 20 países sendo a música mais tocada do ano.

O primeiro álbum da Lady GaGa também rendeu outros singles, Eh, Eh (Nothing Else I Can Say), LoveGame, Paparazzi conseguiu a proeza de vender mais de 20 milhões de singles digitais e mais de 8 milhões de álbuns em todo o mundo em 2009. Uma curiosidade sobre o single LoveGame, é que o clipe do mesmo foi banido de vários canais internacionais por motivo de imagens de sexualidade explícita.


GaGa recebeu esse apelido do produtor musical Rob Fusari, quem a ajudou a compor uma de suas primeiras canções em 2005. Ele comparou seu timbre de voz com o de Freddie Mercury e o apelido surgiu da música Radio GaGa do grupo Queen. A partir daí, GaGa começou a usar este apelido como seu nome artístico e ficou conhecida como Lady GaGa.

Em 2007 GaGa passou a trabalhar com Lady Starlight, quem ajudou-a a criar seus figurinos usados em suas apresentações. No mesmo ano GaGa e Starlight foram convidadas para cantarem no festival de música Lollapalooza e a apresentação fez muito sucesso e recebeu várias críticas positivas.


Neste mesmo período, ela passou a compor várias canções para artistas da gravadora de Akon, como Fergie, Pussycat Dolls, Britney Spears, etc.. Akon convenceu o presidente da Interscope Records, Jimmy Iovine a contratá-la e fez um acordo com sua própria gravadora, a Kon Live Distribution.

Em 2008, GaGa lançaou seu álbum The Fame e combinou vários gêneros diferentes e começou a trabalhar com uma coletiva chamada Haus of GaGa, a qual colabora em suas apresentações em sons e figurino. Mais tarde a coletiva focou-se em colocar a cantora em sua primeira turnê. The Fame Ball Tour é a primeira turnê oficial da Lady GaGa e foi muito elogiada pela crítica.


No MTV Video Music Awards de 2009, Lady GaGa foi indicada a nove prêmios. Poker Face concorreu aos prêmios de Vídeo do Ano, Artista Revelação, Melhor Vídeo Feminino e Melhor Vídeo de Pop. E Paparazzi concorreu aos prêmios de Melhor Direção, Melhor Edição, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Cinematografia e Melhor Direção de Arte. GaGa ganhou o prêmio de Artista Revelação e o single Paparazzi ganhou nas categorias Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais. E não para por aí, da Billboard, GaGa recebeu o prêmio de Estrela em Ascensão de 2009 e no EMA ( premiação da MTV Européia) ela ganhou o prêmio de Artista Revelação.

Em outubro de 2009, além de lançar seus fones de ouvido - HeartBeats (que aparecem no clipe Bad Romance), tambémanunciou sua segunda turnê - The Monster Ball Tour, que tem como base o relançamento do álbum The Fame, só que agora intitulado como The Fame Monster. Um álbum duplo com as músicas do The Fame e mais as inéditas Bad Romance, Alejandro, Telephone, entre outras músicas mais. Do novo álbum dois clipes já forma lançados, Bad Romance e Telephone, que conta com a participação da Beyoncé. E em breve deve estar estreiando o terceiro clipe do The Fame Monster - Alejandro.


O ano de 2010 já começou cheio de expectativas para Lady GaGa, em janeiro, a mesma foi contratada como nova diretora artistica da Polaroid, e ainda será responsável por uma linha específica de produtos da mesma marca que deve mchegar às lojas ainda este ano. Ainda em janeiro, Lady GaGa faz um dueto com Elton John das músicas Spechless e Your Song na abertura do Grammys e tendo o single Poker Face indicado para as categorias de Canção do Ano, Gravação do Ano e Melhor Gravação Dance e levou o prêmio de Melhor Gravação Dance. O álbum The Fame também foi indicado nas categorias Álbum do Ano e Melhor Album Eletrônico / Dance Album, vencendo na categoria Melhor Album Eletrônico / Dance Album.

Por Luiz G
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...