segunda-feira, 15 de novembro de 2010

UM ASTRO CHAMADO MIKA

Nascido no Beirute, Líbano, em 18 de Agosto de 1983, Michael Holbrook Penniman, conhecido no cenário musical como Mika, é filho de pai norte-americano e mãe libanesa. Filho do meio dentre cinco, Mika e sua família viram-se obrigados a deixar o seu país natal devido à situação de conflito e partiram para Paris quando ele tinha apenas um ano de idade. Mudaram-se, novamente, desta vez para Londres, na altura dos seus nove anos de idade, após seu pai ter sido raptado no Kuwait durante a Guerra do Golfo. Em Londres, frequentou inicialmente o Lycées Français Charles de Gaulle, no entanto, devido ao seu problema de dislexia, foi vítima de incompreensão por parte dos professores e também de maus tratos por parte dos seus colegas (bullying), fato que o levou a mudar para um colégio britânico. Seu contato com a música começou cedo, aos onze anos, participou de uma ópera chamada Die Frau ohne Schatten, de Strauss, a cargo da sua professora de música. Devido à grande variedade de influências musicais que recebeu em toda a sua vida, Mika tem hoje um reportório que se pode definir como uma mistura de todas essas influências. No entanto, o que mais encanta das suas características, é a sua voz, muito comparada a de Freddie Mercury. Excêntrico em palco e com um ritmo dançante, leva o público ao delírio quando aplica tons mais altos e agudos na sua voz.


Durante cinco anos tentou, em vão, entrar no mercado da música. Com um estilo muito diferente e arrojado, diferente de tudo o que hoje em dia se vende, Mika foi, por várias vezes, rejeitado pelas gravadoras. Essa relação não tão boa com as editoras inspirou-o a escrever a letra de "Grace Kelly", o seu primeiro vídeo de divulgação, onde ele critica a editora britânica à qual estava ligado, pelo fato desta, segundo ele, o querer a todo o custo moldado para um estilo mais comercial. Sua estréia no rádio foi em Dermot O'Leary BBC Radio 2 show em setembro de 2006, mais tarde com Jools Holland e The Friday Night Project, em 19 de janeiro de 2007. Seu primeiro single foi "Relax, Take It Easy" (2006). Foi foi feito remix pela BBC Radio 1, no Reino Unido, e também foi feita Record of the Week por DJ Scott Mills. Dodgy The Holiday EP também está disponível para download . Sua canção Billy Brown estava disponível para download gratuito por uma semana na iTunes Store. A Universal Music lançou seu single Grace Kelly de download digital de 8 de janeiro de 2007, e alcançou o número um na UK Singles Chart. O CD produzido e mixado por Greg Wells, em Los Angeles, com três canções co-produzido por Jodi Marr e John Merchant, que produziu as canções originais, que lhe valeu seu contrato com a Universal. Seu álbum de estreia, Life in Cartoon Motion, foi lançado em 5 de fevereiro de 2007, e trouxe comparação com artistas como Freddie Mercury, Scissor Sisters, Elton John, Prince, Robbie Williams e David Bowie.


Life in Cartoon Motion, tem um tema que vem da idade e lida com a sua transição da infância para o presente, embora tenha afirmado que nem todas as canções são autobiográficas. Suas canções frequentemente tratam de temas difíceis. Por exemplo, em Big Girl (You Are Beautiful) o tema das mulheres que sofrem maior discriminação é explorada. Mika disse que o fato de que sua mãe era uma mulher grande, e que tinha visto os preconceitos contra ela, ajudou a escrever a canção. Em outro exemplo de lidar com o assunto mais difícil, na canção Billy Brown, Mika escreve sobre um homem casado que tem um caso homossexual. Em 20 de fevereiro de 2008, Mika abriu o Brit Awards 2008 com uma performance ao vivo de Love Today, Grace Kelly, e um dueto, Standing in the Way of Control, com Beth Ditto. Ele foi mais tarde receber o Brit Awards para Melhor Artista Revelação Britânico. Antes do lançamento de seu segundo álbum de estúdio, Mika lançou uma edição limitada chamado Songs for Sorrow EP, em 8 de junho de 2009. O EP inclui 4 faixas e um livro de 68 páginas com letras e interpretações ilustrado exclusiva de cada canção por alguns dos artistas favoritos de Mika. A canção Blue Eyes foi usada para promover o EP, e foi listada na BBC Radio 2.


O segundo álbum de estúdio do Mika, The Boy Who Knew Too Much, foi lançado em 21 de setembro de 2009. Mika gravou a maior parte do álbum em Los Angeles com o produtor e músico Greg Wells, que também produziu seu primeiro álbum Life In Cartoon Motion. O álbum foi descrito como lidar com Mika nos seus anos de adolescência, em um sentido é uma espécie de segunda parte do seu primeiro álbum. O primeiro single do álbum We Are Golden, fez sua estréia de rádio no Reino Unido em 20 de julho de 2009, na BBC Radio 2 e foi lançado para download em 6 de setembro de 2009, com o lançamento físico seguinte em 7 de Setembro 2009. O single estreou na posição #4 no UK Singles Chart em 13 de setembro de 2009. Foi relatado que Mika gastou £ 25.000 em bebidas depois de convidar os fãs a se juntarem a ele em seu pub local via Twitter em 7 de Setembro de 2009, para comemorar o lançamento de seu single.Blame It On The Girls foi lançado como o segundo single e a música Rain foi o terceiro single do álbum. Em 2010 lançou um single, em parceria com os produtores RedOne, para a trilha sonora de Kick Ass, com o mesmo nome do filme. O videoclipe de Kick Ass pôde ser visto no Brasil entre os meses de julho e setembro no canal Vh1 Mega Hits.



Mika estará no Brasil no dia 20 de novembro e participará do evento Planeta Terra que acontece no Playcenter e os ingressos já estão esgotados.

Por Luiz G
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...