domingo, 28 de fevereiro de 2016

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL

Muitas vezes, pessoas próximas a mim me diziam: "- Luiz, assiste o filme As Vantagens de Ser Invisível.", "- Você vair curtir, vai adorar!", "- O filme é muito bom!". 

E um dia, sozinho, andando por uma livraria, eis que me deparo com o livro e pensei: "- Se todos dizem que o filme é bom, o livro deve ser melhor ainda." E comprei o livro, rs.
Mas ao começar a lê-lo, confesso que fiquei um pouco frustrado, porque o achei meio chatinho e o deixei de lado por algumas semanas... E em um final de semana que eu estava de bobeira decidi, vou recomeçar a ler esse livro e vou até o fim e comecei.

O início foi chatinho mesmo pra mim, rs, mas no momento que o Charlie (protagonista da trama) conhece a Sam e o Patrick (ah, o Patrick ), engrenei na história pra valer e não parei mais, resumindo em uma palavra, viciante!

O filme é bem mais enxuto que o livro e muitos dos acontecimentos, detalhes ou explicações são resumidos ou não chegam a serem revelados, mas isso não tira a sua essência e ou as características que acabam nos cativando e fazendo com que nos apaixonemos por ele, pela história, pelos personagens.

Emma Watson (Sam), Logan Lerman (Charlie) e Ezra Miller (Patrick) estrelam o filme e a trilha sonora é maravilhosa! Ah, e tem a cena em que Charlie, Sam e Patrick escutam no carro, pela primeira vez, a música Heroes, de David Bowie e se sentem infinitos. 
Com certeza, As Vantagens de Ser Invisível é um clássico instantâneo!

Um pouquinho sobre o livro...

As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower), tem autoria do Stephen Chbosky e foi lançado em 1999O livro conta a história do garoto Charlie, um adolescente de 15 anos, que está começando amadurecer e explorar a vida. Ele tem muitos desafios para enfrentar, o recente suicídio de seu único e melhor amigo, as dificuldades escolares, seu primeiro amor e suas próprias questões existenciais. Entre tudo isso, ele precisa descobrir quem ele é e a que lugar pertence, e, acima de tudo, Charlie quer deixar de ser apenas um expectador e começar a atuar em sua própria vida. 

Quando ele conhece Sam e Patrick, dois irmãos que, como típicos adolescentes, acreditam em aproveitar a vida, a rotina de Charlie passa por muitas mudanças. Ele aprende sobre amizade, sobre como enfrentar situações totalmente novas, e como conviver com pessoas que são completamente diferentes dele. Charlie embarca em um processo de mudança e aprendizado incrível, nos levando juntamente com ele e, sem mais, nos fazendo sentir infinitos.
As Vantagens de Ser Invisível é o tipo de livro que te faz pensar sobre tudo, sobre sua vida, seu cotidiano, sobre quem você é. Charlie se interessa por Sam, mas ela só quer saber de caras mais velhos. Já Patrick namora Brad, um valentão do time da escola cujo pai não aceita a homossexualidade e se recusa a admitir a própria opção sexual aos amigos. Outra amiga do grupo, a riquinha Mary Elizabeth, não sabe se quer ser punk ou budista, rs, mas Charlie vive um drama um tanto maior que o de seus colegas.

Traumatizado com a morte da tia, que aconteceu quando ele era ainda muito novo e da qual, por isso, não se lembra muito bem, o garoto desenvolve depressão. O livro é todo narrado por cartas, escritas por Charlie e endereçadas a “seu amigo especial”. É como um diário, no qual em cada carta Charlie conta detalhadamente sobre seu dia, suas ações, seus pensamentos e reflexões. 

É desse modo que nos aproximamos de Charlie, que conseguimos sentir, através da leitura, que fazemos parte de sua vida. É quando sua ingenuidade e a disposição de sempre estar lá para ajudar nos marcam e nos fazem refletir sobre nossa própria vida.
Recomendo a todos que leiam o livro, assistam ao filme e ouçam a trilha sonora! Por quê? Porque é boooooooooooooooooooom demais! E porque somos infinitos!!!

Por Luiz G

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...